sexta-feira, 27 de março de 2009

Salve o Teatro!!

(Antigo teatro de Delfos - Grécia)
Hoje (27/03) é o Dia Internacional do Teatro.
Sim, esta data, criada pela Unesco, é a data de comemoração desta forma de expressão que, supõe-se, nasceu na Grécia por volta do ano IV A.C., inicialmente como homenagens ao Deus do vinho, Dionísio.



(Teatro Municipal de São Paulo)
No Brasil, o teatro surgiu apenas no século XVI, tendo como motivo, a propagação da fé religiosa.
A primeira tragédia escrita por um brasileiro e a única de assunto nacional nasceu em 13 de março de 1838, a peça Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de autoria de Gonçalves de Magalhães, e, em 4 de outubro de 1838, estréia a peça O Juíz de Paz na Roça, de autoria de Matins Pena, chamado na época de o Molière brasileiro, que abriu o filão da comédia de costumes,
o gênero mais característico da tradição cênica brasileira.

Enfim, hoje, o teatro continua sendo uma das formas mais admiradas de expressão e arte, e, seja através do drama, da tragédia, da comédia, da ópera, etc., ainda consegue comover massas de maneira intensa.
Quem já assistiu a uma peça, sabe como é. Sabe o poder que esta arte possui, comovendo ou divertindo públicos com a maior sutileza e maior intensidade do que qualquer outra manifestação de expressão e arte pode conseguir.
Na minha humilde opinião, digo que todas as pessoas deveriam assistir ao menos uma peça de teatro na vida, pois é um momento único, onde realmente conseguimos entrar na comoção de outras pessoas e soltar sentimentos entalados.


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

5 comentários:

  1. eu acho que o teatro requer uma perfeição maior do ator.. é no teatro que realmente vemos oq o ator tem de bom pq la nao tem essa de corta e recomeçar a cena de onde parou... se rolar erro é na base do improviso.. sei que rola horas de ensaio mas mesmo assim teatro é bom demais...

    gostei do blog... abraço

    ResponderExcluir
  2. Passando por aew dei uma passadinha nesse blog,e achei maneiro.. falando especificamente sobre teatro,, tbem acho muito importanter essa nobre arte ter esssa relevância,,, apesar de ainda custar caro para parte da popualçao,, cada vez mais a segregação é menor e mais pessoas podem usufruir dos mais variados generos teatrais existentes....

    ResponderExcluir
  3. Confesso que estou em débito com o teatro! Vamos ver se esse ano sobra mais tempo.

    Abraço.

    ResponderExcluir