quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dia Mundial do Combate ao Câncer

Hoje, dia 08 de abril, é comemorado o dia Mundial do Combate ao Câncer.
Esta data surgiu para conscientizar e informatizar a população mundial sobre os problemas, os riscos, os métodos de prevenção e de tratamento desta doença terrível.
O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.
Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

A seguir, alguns links para explicar um pouco mais sobre o câncer:

O que é o câncer?
Algumas causas do câncer
Câncer tem cura?
Uma dieta saudável
Outras medidas de prevenção
SEJA UM VOLUNTÁRIO

12 comentários:

  1. interessante o post, chega ser ateh um post de utilidade publica, ainda bem que a medicina hj consegue curar quase tds tipos de cancer, acho q em poucos anos vao ter a cura total!!!!
    vc eh fã de pato fu?
    se puder da uma passad ano meu blog
    http;//t-crespi.blogspot.com
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Se as pessoas tivessem a noção que muitas das doenças tem sua origem, nos habitos diarios, pensamentos, alimentação...Esquecemos de prestar atenção em nossos corpo, com oq ele está nos dizendo e alertando, e ai deixamos o tempo passar e nos deparamos muitas das vezes com um Carcer!
    Parabens pelo post e a concientização...
    O meu blog trata de Massoterapia, q é uma das ferramentas terapeuticas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o tópico, parabéns pela iniciativa ;)
    se puder visitar-me

    http://heinostress.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sabendo pela radio que hj era o dia mundial de combate ao câncer, sua postagem ficou muito bem informativo parabéns, acho que a pior coisa são as pessoas que mesmo sabendo dos maleficios do cigarro, continuem usando msm ele sendo extremamente cancerigeno, quem tem um parceiro que fuma tem 35% de adiquirir cancer nos pulmões dados que ouvi na radio

    ResponderExcluir
  5. - interessante.. soube aki pelo seu blog... ^^


    Ótimaa iniciativa. xD

    http://papos-teen.blogspot.com/
    CAMPANHA CONTRA PEDOFILIA TBM!

    ResponderExcluir
  6. (Acredita que eu não sabia tanto do câncer como sei agora? Impressionante! Texto muuuito bom. É seu?)

    http://espelhoinverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post. Além de lembrar a data, acaba sendo uma forma de conscientizar os leitores sobre o câncer.
    Semana que vem, eu vou entrevistar um médico sobre o HPV, vírus que causa o câncer de colo de útero, que é o que mais mata mulheres no Brasil.
    Fica de olho no blog que, qualquer hora dessas, vou postar alguma coisa sobre a entrevista.
    Excelente blog, parabéns!
    .
    www.filhasdapuc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, belo e informativo blog, realmente a campanha é muito importante, Obrigado pelas visitas Ao "mãe fui abduzido" abraços

    ResponderExcluir
  9. Optimo post sim senhor!
    Existem cada vez mais casos de cancro infelizmente, e é cada vez mais importante as pessoas se informarem e tomarem consciência das coisas!

    Gostei do blog, voltarei mais vezes com certeza :)

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Aaaah achei lindo seu comentario:
    'Sempre a alguma coisa que nos limite de alguma maneira... Acho que o mais sensato é aprender a viver sendo sempre parcialmente livre...'
    e concordo com tudo oq vc disse!

    E achei ótimo esse seu texto sobre cancer,li aqui mtas coisas que eu nao sabia,e achei legal vc lembrar da data,coisa que quase ninguem valoriza e lembra.

    Concerteza voltarei mais vezes ;*

    ResponderExcluir