sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cine Marabá


Boa notícia para os paulistanos e fãs de cinema. O Cine Marabá está de volta.
Inaugurado em 20 de maio de 1944 na região central de São Paulo, mais especificamente entre as históricas Avenida Ipiranga e São João, o Cine Marabá que andava desvalorizado, ganhou novos ares glamourosos após receber R$ 8 milhões em investimentos da Playarte, que o transformou em um Multiplex de 5 lugares, reformado e restaurado por Ruy Ohtake e Samuel Kruchin.

"O projeto serve para mostrar que a revitalização do centro só poderá existir por meio da cultura. Espero que seja um passo importante para a região retomar sua importância", diz o arquiteto Ruy Ohtake.


O processo de revitalização do agora Multiplex Marabá previu a recuperação dos materiais originais, pisos, lustre e inclusive as cores de quando a luxuosa sala foi inaugurada, tudo conforme o tombamento determinado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo (Conpresp).
A fachada do Marabá, com ornamentos rendilhados, exigiu atenção redobrada, assim como o hall, com paredes revestidas com mármore de Carrara e colunas que alcançam até o mezanino. "A fachada e o hall são muito detalhados, delicados, então o restauro acabou demorando por ter sido feito de forma muito rigorosa", declarou Ohtake à Agência Estado.

6 comentários:

  1. Multiplex Playarte?
    Cara, mandaram muito bem no cinema.. a revitalização do centro levará anos enquanto não tirarem todas aquelas coisas ruins que o centro de sp possui.
    mandou bem no post!

    ResponderExcluir
  2. Excelente notícia mesmo para os paulistanos! Apesar de morar em BH aplaudo essa iniciativa. Com os cinemas todos em shopping, faz falta um lugar assim, que mistura arte e história.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. que lindo! Deveriam muito fazer a revitalização no centro todo de SP. Eu particularmente amo o centro de sp e acho que poderia muito bem ser um ótimo ponto turistico, já fiz um passeio desse spor conta por lá e descobri vários pontos históricos escondidos.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que a revitalização organizada pelo Conpresp preservou a memória do ambiente, recuperando os materiais originais citados...

    Acho que meu pai ficará feliz com a notícia! Garanto que ele levou muitas gajas para lá nos seus tempos áureos! haHahaHAha!!

    ResponderExcluir
  5. Eu achei isso o máximo, quero que vire "moda", e muitos outro ressurjam, nossa cidade precisa renascer.

    ResponderExcluir