sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sobre a Virada Cultural


Sobre a Virada Cultural 2009, que aconteceu no fim de semana passado (02 e 03/05), tenho uma observação triste a fazer.
O evento tem uma proposta linda. Tem uma estrutura bacana, ótimos eventos com grandes artistas e tem tudo para ser um dos maiores eventos culturais do mundo e digo com firmeza que não é um absurdo essa minha afirmação.
O único grande problema que eu vi, foi o que deveria ser o menor dos problemas, que seria o público que a freqüentou. Claro que não podemos generalizar e também deve-se considerar que manter total harmonia no meio de mais de 4 milhões de pessoas é um feito um tanto complicado.
Fiquei abismado em ver a quantidade de jovens bêbados em estado deplorável pelos arredores dos locais de show. Muita gente passando mal (literalmente). Fora a quantidade de lixo que esse povo produziu. A sujeira foi tanta que a empresa contratada pelo serviço de limpeza teve um trabalho duro para conseguir deixar as ruas do centro de São Paulo em ordem.
O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab já estuda meios para amenisar esses problemas.
Espero que ele encontre uma solução e que a próxima Virada Cultural seja realmente um espetáculo, como deve ser!

8 comentários:

  1. uai é vrdd msm a virada cultural tem td pra ser um graaaande evento + existe mt gnt kee atrapalha msm =//
    tomara que deem jeito nisso td (y)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a falta de noção das pessoas é cultural..

    ResponderExcluir
  3. A Virada é um dos melhores atrativos para as pessoas durante o ano em SP, inclusive para quem mora em cidade próximas, como eu. Mas isso que vc disse é verdade: as pessoas não sabem aproveitar. Os exageros acabam com a festa. Abraçosss Venha conhecer meu blog de cinema

    Simplesmente Feliz, de Mike Leigh, e um panorama das mulheres no cinema moderno
    http://cinemasemtempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante leitura sobre o evento. Mas venhamos e convenhamos, a grande quantidade de lixo produzido não é de se espantar numa ocasião na qual se reuniram quatro milhões de pessoas.

    Será mesmo que os empecilhos por você citado foi culpa do público, ou teria sido da organização? Num evento de massa os fatos narrados não foi nenhum imprevisto.

    ResponderExcluir
  5. João, acho que a organização fez o que pôde... Corresponderam bem na medida do possível... Agora a falta de bom senso e responsabilidade das pessoas foi o que estragou...
    É como uma pessoa me disse: "Antes da Virada Cultural, deveríamos ter a Virada Educacional".

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que não consegue desligar "show" de "bebida", então fazem esses fiascos. Apesar de ser uma "Virada Cultural", o cara vê que muitas das pessoas que participam destes eventos não têm o mínimo de cultura.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente a juventude de hoje esta corrompida pelo álcool e drogas não sabendo diferenciar um local de festa social de uma mesa de bar na esquina, vivo com o mesmo problema em minha cidade, saio com meu amigos e quando não me divirto minha única utilidade é carrega los ate em casa já que estão todos bêbados ou maconhados(neologismo meu).
    EM relação a sujeira isso é impossível evitar já que em todo lugar tem um porquinho a solta!

    comenta no meu blog tbm.
    http://comosefosseverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fazia um tempinho que a gente não passava por aqui, mas estamos de volta! Adoramos o comentário que tu deixou no DeGaragem, falando que curtia nosso blog e tudo mais! Valeu mesmo!

    Uma coisa que tem me preocupado muito é o Brasil em 2014. Pode ser idiota, mas o nosso país vai abrir as suas portas pro mundo. Seria vergonhoso passar essa imagem da nossa nação. De mostrar que existem ruas sujas, mendigos vagando e uma sociedade sem princípios e educação. Isso pode não aparecer em mídias, mas aparece pros milhares de turistas que virão conhecer o Brasil e presenciar o evento.

    Filhas da PUC
    www.filhasdapuc.com

    ResponderExcluir