segunda-feira, 13 de julho de 2009

Feliz dia do Rock

Pense numa levada folk... Agora coloque uma "swingada" de blues com funk, mais uma pitada da viajem do jazz, um pouco de poesia e muita atitude. Sinta-se livre para criar, sinta-se a vontade para sentir, feche os olhos e curta o som! Isso é rock´n roll!!

Hoje, dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock e o televisão para cachorro não poderia deixar de prestar uma pequena homenagem ao ritmo musical mais famoso e influente do mundo.
O rock surgiu no final dos anos 40 e existe uma grande controversa sobre quem teria feito a primeira gravação de rock´n roll e seria o chamado de pai do rock. Alguns dizem que foi Bill Halley, enquanto outros ficam com o rei Elvis Presley.
Independente disso, fato é que desde o seu surgimento, o rock vem influenciando pessoas no mundo todo, sempre se atualizando e se diversificando em dezenas de vertentes ditando moda, cultura e comportamento de uma maneira única.

Surgia o rock, com grande influência de blues, rhythm and blues, e música gospel, tendo como seus principais ícones, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Bill Halley.

Os anos 60 foram marcados pela invasão britânica e a psicodelia traziada pela contracultura, tendo como nomes principais os Beatles, Rolling Stones, Beach Boys, Jimmi Hendrix, The Who, The Kinks e Janis Joplin.

Os anos 70 foram marcados pela psicodelia vinda dos anos 60 e o surgimento do heavy metal, do hard rock e do punk, diversificando o rock em diversas vertentes, onde surgiram artistas como o Pink Floyd, Deep Purple, Led Zeppelin, Back Sabath, Aerosmith, ACDC, Queen, Rush, Ramones, Stooges, The Clash, e Sex Pistols.
No Brasil, surgia a melhor geração do rock brasileiro junto com o movimento Tropicalista, com bandas como Os Mutantes e os Novos Baianos.

Nos anos 80, surgia a New Wave e o Glam, nascidos das influências pós modernas dos ideais da década anterior. Os principais ícones da época foram David Bowie, The Police, Van Halen, Skid Row, Motley Crue e posteriormente Guns N´Roses e Bon Jovi.
No Brasil surgiam bandas com forte influência dos anos 70, tais como a Legião Urbana, Barão Vermelho, os Titãs e os Paralamas do Sucesso.

O rock perdia força no início dos anos 90, parecendo estar saturado. Eis que surge o movimento grunge trazendo o rock de volta ao topo, sendo um período conhecido como o renascimento do rock. O período também trouxe as primeiras bandas de rock alternativo. O rock ganhava uma nova cara. Os principais artistas dessa década foram Nirvana, Pearl Jam, Sound Garden, Alice in Chains, Smashing Pumpkins, Radiohead, R.E.M., Metallica, Faith No More, e, junto delas, uma infinidade de novas vertentes ligadas ao rock, cada vez mais diversificado e liberto.

Well... Essa foi uma breve história do rock desde o seu surgimento até o final dos anos 90. Daí pra frente todos conhecem. O interessante é ver como uma coisa levou a outra e o que vemos hoje é apenas uma modernização e fusão do que vimos no passado.

Feliz dia do Rock

5 comentários:

  1. tbm fiz postagem sobre isso...só que mais a cara da NQ!

    ResponderExcluir
  2. \m\_ Yeeeah viva o dia do rock

    cara ninguem faz rock como antigamente

    amo Bonei e principalmetne na decadade 70 era muito foda XD

    aoskoaksoas

    ResponderExcluir
  3. Pena que hoje em dia poucos ainda fazem o Rock se manter vivo, as modinhas - Pitty, NxZero, Fresno ... - estão dominando.
    Parabéns pelo blog e pelo texto, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Alguns eu ouvi bastante!Outros não ouço mais...alguns não saem da cabeça!!Faz parte da minha vida, boas e más lembranças!

    Bjo

    ResponderExcluir