terça-feira, 24 de março de 2009

FAÇA SUA PARTE


Como você provavelmente já deve saber (mas não custa nada repetir), em muitos lugares do mundo a produção de energia significa a emissão de mercúrio na atmosfera, aumentando assim a poluição. Em outras palavras, quanto maior a demanda por energia, mas usinas são construídas. Quanto mais usinas atuam, mais sofre o meio ambiente com poluição de mercúrio, aumentando consquentemente os efeitos do aquecimento global - alguns deles já sentimos na pele. É a famosa bola de neve (que, a essa altura do campeonato, já deve estar derretendo).
Com o intuito de mostrar ao mundo - e, principalmente, aos seus líderes - que sim, nós nos importamos com nosso planeta, o WWF Brasil, pela primeira vez, adere ao movimento Hora do Planeta. Trata-se do ato simbólico de apagar as luzes no dia 28 de março das 20h30 às 21h30 (horário local). A organização pede que pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo todo apaguem apenas a luz da sala na noite do dia 28, por apenas 60 minutos.
O Cristo Redentor vai estar apagado. A Torre Eiffel também. Por que não você? Inclusive, vá mais longe: apague tudo. Desligue o computador. Perca a novela. Faça um jantar à luz de velas. Vá para a varanda, para a praça, brinque de fazer sombras com as mãos, conte histórias de terror, escute o barulho dos grilos (ou dos carros, dependendo de onde você estiver), faça uma roda de viola com os amigos.
Não, uma hora no escuro não vai salvar o planeta - quem dera fosse tão simples assim! Mas este é apenas o primeiro passo em direção à sustentabilidade. Você verá como é fácil aderir a essa idéia.
E fica um desafio: cadastre-se no site do movimento e convide amigos (você pode até usar esse texto), parentes e espalhe a idéia na sua empresa. O pior que pode acontecer é você economizar um pouco na conta de luz.

7 comentários:

  1. num prometo me cadastrar..mas vou olhar e ler com atenção...

    e isso mostra como de certo modo o horário de verão acaba sendo interessante...

    ResponderExcluir
  2. Vou apagar aqui em minha casa =)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante.
    Isso deveria ser mais divulgado na grande mídia!
    Se depender de mim, tentarei aplicar aqui em casa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIII
    e vou copiar o post pro meu blog com os devidos créditos!! adoreii

    beijooo ;*

    ResponderExcluir
  5. Bonete é uma comunidade caiçara que fica atrás da Ilhabela, em São Paulo.

    Vaçleu pelo comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Eu já fui confirmado na campanha! rsrsrs

    ResponderExcluir