terça-feira, 10 de março de 2009

Pirataria ou liberdade de expressão?

Lars Ulrich, baterista da banda Metallica, declarou esta semana que fez download de seu disco mais recente de maneira ilegal pela internet, 2 ou 3 dias após o vazamento do novo álbum.
O músico relatou que queria saber como funcionava o processo e afirma que ficou surpreso com a facilidade.
Em 2000, o Metallica protagonizou uma verdadeira batalha contra o Napster, um dos programas pioneiros em compartilhamento de arquivos pela web.
Ontem mesmo o site Youtube declarou que vai bloquear os vídeos de música para usuários da Grã-Bretanha após não ter conseguido fechar acordo sobre direitos autorais com a principal associação de compositores.
Agora eu pergunto? Distribuição via web é pirataria ou liberdade de expressão?
Existe uma maneira de se controlar a distribuição de mídia gratuita pela internet?
Quais os prós e os contras dessa nova era de distribuição?

13 comentários:

  1. Eu uso a intenet para baixar cd's e dvd''s mesmo sabendo que é errado, mas mesmo assim faço isso pelo simples fato de não ter o poder aquisitivo de pagar o preço que eles pedem, abaixa os preços que o povão para de piratear!

    bom blog parabéns!

    www.entaofudeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. cara, a facilidade eh algo q chama, realmente, a atenção de todos na internet... mas, convenhamos, vai chegar um dia em q naum existirá mais artistas, nem músicas novas... afinal, ng vai kerer lançar música de graça !!!

    flwww

    www.tonblogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei se ninguém vai querer gravar músicas novas. Acredito que está havendo uma mudança de postura e de modo de trabalho dos artistas começou com a entrada do "cd pirata" no mercado que retirou grande parte da verba das gravadoras e as novas facilidades em software para gravação de músicas que proporciona boas qualidades de captura e mixagem de áudio para que os artistas não dependam mais exclusivamente de uma gravadora para ter seu álbum gravado. Esses dois motivos fizeram os investimentos das gravadoras diminuirem bastante e acredito que elas devam acabar aos poucos... Pelo menos no Brasil, os artistas nunca ganharam muito dinheiro com vendas de discos, pois a parcela maior sempre ficou na mão das gravadoras.
    Então acredito que o que vai acabar é a música totalmente comercial... Talvez possamos ter uma qualidade de música (não em termos técnicos) maior, quando o império das gravadoras caírem... Claro que isso atrapalha o artista, mas os bons sempre se mantém de pé e convenhamos: fã que é fã compra material do artista mesmo já tendo baixado tudo que tenha sido encontrado na internet.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que agora os musicos tem que começar a ganhar dinheiro de outra forma, o download ilegal ou não já virou uma pratica abtual do internauta e puir eles será muito dificil!

    ResponderExcluir
  5. não tem como controlar e uma coisa de certa forma meio que inevitável, porém não deixa de ser pirataria.... quem lutar mais contra, como o Metallica sempre fez, irá conseguir 'sofrer' menos..... porém nunca acabar definitivamente com isso que é praticamente impossível.

    ResponderExcluir
  6. BOA!
    Eu acredito que liberdade de expressão condiz a liberdade pessoal de colocar para "fora" tudo aquilo que está em sua subjetividade, aquilo que pensa, suas opiniões e ideáis através de algum veículo comunicativo como por exemplo os nossos próprios BLOGGERS (HAHAHA)...
    O que mais mexe com a "feridinha" dos caras é que eles deixam de ter sua lucratividade...
    E nós "gozamos" pelo fato de poder desfrutar da mesma forma que aqueles que compram o álbum ORIGINAL...
    Se as gravadoras fossem mais flexíveis em relação a valores acredito eu que seria muito mais interessante comprar do que baixar gratuitamente, pois além de não ocupar um "PUTA" espaço no meu PC ainda teria o trabalho autêntico em nas minhas mãos...

    ResponderExcluir
  7. bah, eu tbm baixo cd's, séries e etc pela net, mesmo sabendo que é errado.Mas o preço de um cd, dvd é muito caro, é quase 50 reais, vc tem que esperar meses para o preço abaixar. baixar pela internet, apesar de ser de graça é mais fácil às vezes tem cd's que nem chegam aqui, mas vc consegue pela net.
    e agora, eu só compro cd's das minhas bandas preferidas, mesmo custando 50 reais.

    ;*

    ResponderExcluir
  8. confesso eu baixo sim mais não é uma maneira de expressão, pois isso esta prejudicando uma outra pessoa por outro lado os cant9ores não fazem nada pra ter Cds mais baratos e ainda por cima lançam varias versões de cada Cd fazendo muitas pessoas comprarem todas!agora acho que acabar com isso é impossível da forma que chegou não tem como mais é daqui pra piorar!


    http://netculpada.blogspot.com/
    Nova versão,aceito parcerias!
    Contato pelo orkut ou email: netculpada@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu acho q não tem nada av com liberdade de expressão, acho que é pirataria mesmo, mas concerteza essa pirataria comtibrui para o mkt do artista, pois a maioria das musicas q fazem sucesso são musicas q vazam;

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Depois que surgiu esses downloands na net, faz tempo que comprei cd! rs Apenas virgens ainda, claro! kkkkkkkkkkkkkk
    *obrigada pela visitinha!! Vou te seguir aqui. Gostei muito.
    beijoooo

    ResponderExcluir
  11. liberdade de expressão, concerteza.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Esta é uma discussão muito boa e longa.
    Não acho que quem compra CD deixe de compra por conta de poder baixar na Internet.
    O que se precisa é que cada música, filme, etc, seja colocado a disposição, num preço mais em conta e perto da realidade.
    Batman está a disposição de quem quiser na Internet. E nem por isso fracassou nas bilheterias.
    E muitos outros filmes também.

    É uma boa e longa discussão.

    abraços

    e se quiser, apareça:
    http://martonolympio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. É meio complicado, os pré históricos(gravadoras) da musica que já estão na terra a milhões de anos não aceitam essa de baixar musicas de graça, mais no final eles vão perder, pois compra um CD só por uma musica entre umas 20 não da!!

    A melhor idéia seria a do Itune, cada musica um dolar quase :D


    "Meu deus eu sou um criminoso cibernetico?
    aff.... ¬¬"

    ResponderExcluir